Viagens: Precisa ter muito dinheiro para viajar?

Créditos Flavia Francellino - NY
Créditos Flavia Francellino – NY

Estava ansiosa para, finalmente, colocar no ar esse projeto sobre viagens – mas especificadamente sobre Nova Iorque – já que é o lugar que mais viajo ultimamente. Não tenho a pretensão de me autointitular como entendida do assunto – quiçá blogueira especializada – mas como sinto na pele as delícias e o desespero de ser turista, esse será nosso espaço e também encontro marcado todas às terças-feiras. Então já sabem, salvem nos favoritos e, semanalmente, é só correr para cá! Hoje não vim falar exatamente sobre Nova Iorque, mas sim levantar uma questão e responder a uma pergunta que sempre me fazem:

Flavia, como você viaja tanto?

Vou brindar a resposta com minha última viagem sobre o assunto. Se quiser conferir na íntegra, é só clicar AQUI

Decidi compartilhar o que aprendi ao longo dessas semanas vividas na capital mais fascinante do mundo porque hoje é uma data importante para mim. Há exato 1 ano pisara pela primeira vez em Nova York e, de lá pra cá, já turistei 3 vezes. Sim, ralei, me esforcei, poupei e fui 3 vezes, não se assuste com isso. Se querem saber como consigo ir tantas vezes a Nova York, tudo o que posso dizer é que infelizmente não ganhei na loteria, nem encontrei uma galinha que bote ovos de ouro. Ou felizmente, porque tenha plena certeza que tudo o que eu conquistei até agora não foi pela minha sorte, foi por Deus. Agradeço a Deus por todas as oportunidades e a minha fé, que me faz ser intrépida o suficiente para abraça- las. Talvez me enxerguem como uma garotinha de peso pena, mas eu te mostro com o que sou que a minha visão é grande. Eu penso grande e creio igualmente em um Deus grande. Por que aceitaria algo menor do que isso?

Desabafo feito, podemos prosseguir.

1. A vida é feita de escolhas: seja bem-vindo ao mundo. Eu sou assim: se gasto de um lado, economizo do outro. Não é à toa que minha irmã de chama de ‘pão- dura’, às vezes, kkkkkkkkkkk. Confesso que gosto de usar certas marcas – que não baratas. Mas, nesse caso, priorizo: compro essa blusa aqui ou transformo em dólares para a próxima viagem? Se gosta de viajar, comece a colocar tudo o que consome no valor da moeda do país que deseja ir. Funciona para mim, pelo menos. Faça as devidas considerações: “estou precisando disso”, “é aquele presente que queria” ou “isso é indispensável? Okay, vou esperar a próxima viagem.” Ultimamente, tenho me dado o luxo de escolher temporadas de gastos no Brasil. Liquidações é uma delas.

2. Viajar não é sinônimo de gastar horrores Se eu fosse novamente para NY antes das minhas férias, no próximo feriado, iria com menos dólares no bolso. Isso mesmo o que você leu. Não preciso de fortuna para 3 ou 4 dias que passam voando, além do que, tenho outras viagens programadas ainda para 2015. Provavelmente teria que contar com meu plano número 2 ou enfim. mas o que eu quero dizer é que é importante se impor limites. Se vou viajar outras vezes para lá, porque gastar até me endividar? Olha, não levei montantes exagerados de dólares nas últimas vezes, e, curiosamente sempre voltei com quilos – e bagagem – a mais. Isso chamasse cálculo. Seja inteligente. Respire fundo. Faça compras inteligentes. Use a matemática a seu favor – nunca pensei que um dia escreveria isso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Claro, se você quiser se dar 5 bolsas Gucci de presente e tem condição, vá em frente. Mas não ache que para viajar você tem que ter muito dinheiro. Pare de se dar essa desculpa porque não tem fundamento algum. Sim, money você tem que ter. E quantificar muito e pouco para alguns é bem relativo. Vamos levar isso também em conta.

3. Planeje sua viagem Faça cálculos de quanto gastar por dia. Eu sempre imagino “quero comer naquele restaurante por x dólares“, “quero gastar y na loja tal”, e sei por cima o que gastei no fim do dia. Se gastei menos, saldo positivo – e a mais – para o dia posterior. Se passei do limites, aperto os cintos. Costuma funcionar para mim. Outra coisa que gosto de fazer é pensar nos passeios. Para ir no Moma (Museu Moderno em NY), tenho que desembolsar 25 dólares, mas às sextas depois das 16hs, a entrada é grátis. Vale a pena pegar o museu mais lotadinho e economizar em algo que eu vou poder investir em outra coisa? Vale! Como viajo bastante, também costumo pensar da seguinte forma: primavera, temperatura amena, mais passeios ao ar livre e, portanto, menos terei de colocar a mão no bolso. Outono/inverno é congelante, portanto, mais passeios em lugares fechados e mais obamas pra desembolsar. Já saio do Brasil com isso em mente.

Viajar como lifestyle

Meu Iphone é o 4, a câmera traseira não funciona mais e o ganhei de presente do meu irmão. Se fosse pela minha boa vontade, honestamente, talvez nunca compraria.  TER UM IPHONE 6, 5S, 5, não me dá tanto prazer como viajar. Por isso, prefiro investir em viagens a ter um aparelho mais atual. Agora, se você tem o 6, todos os eletrônicos que pode e ainda assim se dá o luxo de viajar como TURISTA 3 vezes para NY em menos de 11 meses, que legal pra você! Joinha! Eu decidi viver uma outra realidade.

Então, se quer um conselho, #ficaadica: você quer viajar?  – Não existe mágica, economize. Já disse a mim mesma que a partir de agosto o bolso fechou, se realmente quero viajar no meu aniversário e durante todo o mês das minhas férias. É o pacto que fiz comigo mesma – e depois, a recompensa vale a pena no final 🙂 – Para de culpar a Dilma pela alta do dólar. Acho engraçado os incômodos que leio por aí, sabendo que os voos saem lotados e os pedidos de passaporte se multiplicam a cada dia mais. Se está tão ruim, quem justifica as linhas acima? – Pesquise sites na internet, siga blogs e perfis interessantes no Instagram. Vou fazer um post sobre isso em breve. Nada mais inspirador do que receber dicas de quem já viajou, com toques legais do que fazer, onde ficar, como economizar, etc.

E aí? Tem alguma dúvida? Alguma sugestão do que quer ler aqui?

Então, deixe nos comentários!

Nos vemos na próxima terça!DSCF3038

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s